sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Socializando uma experiencia

Ministério da Educação - MEC
Secretaria de Estado de Educação do Estado de Minas Gerais
Secretaria Municipal de Educação
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL MG7 - PROINFO / MEC
Cursista: Leonardo Gonçalves Oliveira Município: São João da Ponte
Unidade: 4- Currículos, projetos e tecnologias. Formadora: Lourdes Matos
Atividade: 4.3 - Socializando uma experiência.
As experiências de ensino de Matemática através da utilização de TIC motivam positivamente tanto alunos quanto professores. A expectativa de utilizar tecnologia de ponta na sala de aula traz, ao mesmo tempo, curiosidade e apreensão pela possibilidade de experimentar uma nova maneira de ensinar e aprender.
Entretanto as TIC’s representam um desafio para o professor, que precisa adaptar sua maneira de ensinar à uma nova dinâmica de aula, assim alcançando seu objetivo como professor e formador de cidadãos.
Verificou-se, que embora as escolas ainda não estando adequadas e ocorra uma certa indefinição acerca dos objetivos de uso, a informática é empregada de forma significativa em família.
O tema mesmo sendo tão discutido na atualidade apresenta ainda inúmeras controvérsias. Não cabe, no entanto, criticar os conhecimentos e/ou práticas, mesmo porque, sem dúvidas, são rodeados por fatores a serem considerados e profundamente analisados. Quando o educador quiser utilizar um software de apresentação em suas aulas, deve planejar muito bem suas ações e se perguntar se este recurso vai ajudar a classe a avançar em determinado conteúdo.
Cabe então ao profissional, compromissar-se com o processo e respeitar a essência de seus alunos, fazendo com que sejam sempre o centro, lembrando-se também que eles têm necessidades, atitudes e pensamentos diferentes, devendo, pois ser tratado como aluno que constrói, destrói e reconstrói o conhecimento.
As novas tecnologias são instrumentos muito importantes para a realização de praticas e procedimentos didático-pedagógicos que viabilizam a inserção positiva, produtiva e atuante do cidadão na sociedade em todos os seus aspectos, inclusive no mercado de trabalho, mas os profissionais da educação não podem perder o foco, e precisam ter sempre em mente que é a tecnologia que esta a serviço dos processos educativos, e não o inverso.

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